Queira o ser humano, sim ou não, a todo momento estará vendendo algo.
Mesmo inconsciente, sempre estará fazendo o papel de vendedor, através de um pensamento, ideologia ou até mesmo na conquista de uma nova namorada.
E pasmem, há quem venda as coisas mais preciosas deste mundo, como a mãe e a alma!
Por exemplo, neste exato momento estou vendendo minha ideia e você será considerado inadimplente se não pagar por ela.
E como não há compradores sem vendedores, faculdades de Publicidade e Propaganda foram criadas, com direito a pós-graduação e MBA.
Tudo isso para que vendamos mais e compremos ainda mais.
Mais o quê?
Se meu cortador – picador – triturador – descascador – esmagador – amassador e fatiador de legumes construído em aço inox, com 5 anos de garantia, 3 velocidades, 700 watts de potência, bivolt, autolimpante, auto-afiador, que desmontado vira uma batedeira de bolo, ainda não foi usado e não me pergunte porquê.
Não é raro comprarmos algo que nunca usaremos.
E por que compramos?
Porque não resistimos aos anúncios, comerciais, outdoors, panfletos e outras formas de mídia, e cedemos à vontade imposta de empresas que, na maioria dos casos, oferecem produtos que prometem facilitar nossa vida, mas que nem sempre cumprem o prometido?
Hoje em dia a “vida pode estar difícil”, mas segundo a propaganda, “ela nunca esteve tão fácil!”.
Quer alguns exemplos?
“Se você não come carne vermelha, é pescador e gosta de comer peixe, pra quê pescar?
Venha deliciar uma saborosa peixada em nosso restaurante “O Pescador” e sinta-se em casa! Oferecemos diversos tipos de peixes, assado, frito ou ao molho. Aceitamos cheques-pré e todos os cartões de crédito e débito. Parcelamos em quantas vezes você quiser e lhe damos nosso chaveiro como brinde e lembrança de que você esteve e estará no “O Pescador”.
Pescar pra quê?!
Sentar à beira do rio com sombra e água fresca, sentindo a brisa com cheiro de terra molhada, ficar ali parado, sem pensar em nada, só relaxando e esperando a mordida. Porque sujar as mãos com minhoca? Esqueça sua pescaria e final de semana com a família na casa de campo. Fique aqui na cidade mesmo, sem gastar muita gasolina com a viagem e depositando seu dinheiro aqui no “O Pescador”!
Hoje em dia ninguém mais pesca e nenhuma criança brinca de construir carrinhos com caixinhas de pasta de dente e botões de camisa.
Imaginação? Pra quê?
Nós pensamos e imaginamos por vocês!
Construímos verdadeiros brinquedos do futuro! Eles se movem sozinhos! A criança não precisa se exercitar para brincar com eles, ela fica parada e não corre o risco de se cansar.
Nossos brinquedos também são feitos em vários modelos, acendem as luzes e até falam! Sempre as mesmas frases, para que você compre nosso próximo modelo que fala frases diferentes.
Está preocupado com a alimentação das crianças?
Nossa publicidade cuida disso também!
A rede de Fastfoods e milhares de produtos com embalagens criadas especialmente para atrair a garotada e vender a ilusão de que os doces que estão ali dentro são bons para ela, estão em todas as esquinas, prateleiras de supermercados e cantinas das escolas.
Nossas crianças nunca estiveram tão gordas, mas para que se preocupar com isso?
Segundo pesquisa realizada em 2006 pela ANVISA, 30% da população infantil brasileira está com sobrepeso e 15% obesa. No Brasil, 80% da publicidade de alimentos dirigida às crianças são de alimentos calóricos, com alto teor de açúcar, gorduras e pobre em nutrientes.
Atualmente, poucas são as crianças que se alimentam de legumes, verduras e frutas, alimentos ricos em vitaminas, minerais e que resulta numa vida saudável.
E o mais impressionante: muitas desconhecem os nomes destes alimentos!
Mas, realmente, para que saber o nome destas coisas insignificantes?
Você é adolescente ou adulto?
Esqueça! Não importa sua idade! Temos tudo para você!
Até o que você não precisa, mas acha que um dia irá precisar.
Se estes produtos lhe fazem bem? Pra que pensar nisso?!
Pense que estamos todos os dias criando novas campanhas publicitárias para lhe fazer feliz! Confie em nós!
Sabia que quanto mais apertado os nós, mais difícil será desatar?
Pois é! A todo o momento estamos dando nós em você, mas você nem sabe!
Ou melhor, prefere não saber.
Eu também acho que é melhor assim.
Eu continuo vendendo e você continua comprando.
Cheque, a vista ou cartão?”
Autor: Ed Rodrigues
*Reflexões sobre o vídeo publicitário "A alma do Negócio".
* Este texto foi escrito de acordo com a Reforma Ortográfica 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Obrigado pela visita e comentário. Logo entro em contato. Ed Rodrigues