Como poderemos reverter essa trágica situação em que se encontra nosso país, principalmente o Rio de Janeiro?
Como mudar comportamentos incrustados após meio milênio de história?
A Física nos explica o que acontece atualmente: "Toda ação gera uma reação".
Eu prefiro a Lei da Semeadura que é mais simples de se entender, mas não tão simples de se fazer: "Você colhe o que planta".
Se planta abacaxi, colhe abacaxi.
Se planta educação e cidadania, colhe uma população crítica, conhecedora de si, do seu meio, dos seus direitos e deveres.
Durante séculos o abacaxi brasileiro foi plantado e agora no presente não podemos querer colher rosas nessa nossa plantação.
Isso mesmo. Essa plantação é nossa, somos seus frutos.
A dúvida maior que sempre permeia nossas discussões é justamente como reverter essa safra brasileira. Sabemos que não será fácil, mas também não será impossível.
Minha sugestão de reforma agrária?
Contratar bons agricultores: eu e você.
Agricultores que arem e sarem essa terra. Que desenvolvam novos tratores e capacitem as pessoas responsáveis pela sua direção.
Que adubem essa terra com educação, reguem com muito amor, esperança e plantem novas sementes, de novas frutas e sonhos.
Feito isso, quando elas germinarem, que as reguem todos os dias, que carpam as ervas daninhas ao redor e encaminhem cada pé para o crescimento ideal de cidadania.
Que peçam a Deus que chova sempre para que após muito tempo de trabalho, se tenha uma plantação saudável, sem agrotóxicos e pronta para frutificar.
A agricultura não é uma cultura fácil. É preciso conhecer as técnicas, o tempo, o ser humano, Deus e as leis da natureza para que a boa colheita aconteça e os frutos sejam alcançados.
Se os milhões de agricultores brasileiros, em vez de receber uma bolsa recebessem uma enxada e fossem responsáveis por ela, trabalharíamos uma nova plantação e talvez eu e você tivéssemos o prazer e orgulho de ainda em vida, poder olhar para o horizonte e contemplar um novo país, um novo lar, com rosas plantadas e regadas por nossas próprias mãos.
Autor: Ed Rodrigues
Não sabia que este moço também era blogueiro.
ResponderExcluirVou acompanhar o movimento aqui viu?
Beijo.
Oi Lani! Bem-vinda ao blog!
ResponderExcluirSempre que possível, passe por aqui para dar sua opinião sobre os posts, ok?
Neste período de férias terei mais tempo disponível e estarei sempre escrevendo novas ideias.
Abraço!